segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Champions League: FC Porto - Shakhtar Donetsk (antevisão)
O momento
F.C. Porto
Barcelona à parte, o F.C. Porto é uma equipa 100 por cento vitoriosa neste arranque da temporada. A troca de treinador e a perda de Falcao ainda não tiveram efeitos colaterais no trilho que a equipa vinha traçando deste a época passada. Depois de quatro triunfos em outros tantos jogos da Liga e da conquista da Supertaça Cândido Oliveira, Vítor Pereira parte para um dos principais desafios da temporada: a Liga dos Campeões. Chega com o estatuto de vencedor da Liga Europa e de cabeça-de-série, o que pesa sempre. A palavra volta a estar do lado azul e branco.
Shakhtar Donetsk
Os ucranianos são uma das equipas da moda na Europa. Com um crescimento sustentado, venceram a última edição da Taça UEFA e vão obtendo boas participações na Liga dos Campeões. Com sete brasileiros e mais um naturalizado croata (Eduardo), a equipa vai conquistando êxitos internos- lidera o campeonato a par do Dínamo Kiev, ao fim de nove jornadas- e tenta, agora, o sucesso europeu. O presidente até fala em ganhar a Champions...
As ausências
F.C. Porto
Guarín e Rolando foram expulsos na Supertaça europeia e cumprem um jogo de castigo. Sapuranu voltou lesionado da selecção romena e ainda não recuperou.
Shakhtar Donetsk
Rat e Chygrynskiy são as grandes dúvidas. Os dois jogadores voltaram à competição no último fim-de-semana, depois de paragem por lesão e Lucescu não esclareceu na conferência de imprensa se o regresso terá continuidade.
Discurso Directo
Vítor Pereira (F.C. Porto): «Depois de grande sucesso na Liga Europa vamos ter uma competição mais exigente, com um nível mais alto. Acredito que estamos a crescer como equipa, que vamos ser mais agressivos, acredito nos meus jogadores e acredito estarmos preparados para estar à altura desta Liga dos Campeões.»
Mircea Lucescu (Shakhtar Donetsk): «Jogando fora, vamos ter uma postura mais defensiva e tentar tirar partido da nossa velocidade nas transições. Vai ser um jogo espectacular e importante para as decisões do grupo.»
Histórico de confrontos:
F.C. Porto e Shakhtar Donetsk só por uma vez se encontraram em jogos oficiais. Foi na caminhada portista até à primeira final europeia da história do clube, em Basileia, na Taça das Taças de 1983/84. Os dragões levaram a melhor nos quartos-de-final, vencendo em casa por 3-2, depois de estarem a perder por 2-0, e empatando na Ucrânia, a uma bola.
Equipas prováveis
F.C. PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Kléber e James Rodríguez.
Outros convocados: Bracalli, Mangala, Defour, Souza, Varela, Cristian Rodríguez e Djalma.
SHAKHTAR DONETSK: Rybka; Srna, Rat, Chygrynskiy e Rakitskiy; Mkhitaryan, Fernandinho, Jadson e Douglas Costa; Luiz Adriano e Dentinho.
Outros convocados: Pyatov, Kryvtsov, Kucher, Shevschuk, Willian, Gai, Kobin, Alex Teixeira, Hubschman, Eduardo e Seleznyov.
fonte: Mais Futebol
Etiquetas: Champions, época 2011/12, FC Porto