sexta-feira, 23 de setembro de 2011
FC Porto - Benfica (antevisão)
O Momento
F.C. Porto:

O empate diante do Feirense reavivou uma série de dúvidas. Justas, exageradas? Este clássico poderá dissipar algumas delas, embora seja sempre arriscado traçar cenários definitivos numa fase tão precoce da temporada. Antes desse tropeção, os dragões vinham embalados com quatro triunfos e uma média de três golos por jogo. Na Liga dos Campeões, nota também para a importante vitória por 2-1 sobre o Shakhtar Donetsk.
Benfica:
Nas cinco primeiras jornadas da época anterior, o Benfica consentira três derrotas. Um pecúlio infinitamente pior do que o actual. Quatro vitórias consecutivas após o empate frustrante da primeira ronda, em Barcelos, ombro a ombro com o F.C. Porto. Uma igualdade de significado bem distinto à obtida na recepção ao ManUtd, para a Liga dos Campeões. Na temporada anterior, em duas visitas à casa do rival da Invicta, o Benfica sofreu uma goleada por 5-0 na Liga e uma vitória (sem significado prático) por 0-2 na taça.
Ausências:
F.C. Porto: James Rodríguez está castigado, Alex Sandro e Sapunaru têm limitações físicas.
Benfica: Enzo Pérez e Nélson Oliveira continuam lesionados.
Discurso directo:
Vítor Pereira: «São os jogos em que o pormenor pode fazer a diferença, em que toda a habilidade táctica e estratégica pode ser confirmada ou não. Portanto, e até pela tensão, são jogos que motivam, que me induzem à concentração total, à completa focalização. São estes jogos que quero jogar. Rivalidade? Desde que seja sadia, sem atropelos, sem violências, é bom para a competição.»
Jorge Jesus: «Fomos duas vezes ao Dragão na última época. É passado, já não conta para nada. James Rodríguez? Era um jogador que atravessava uma boa fase. É um miúdo com muito talento, mas tanto o Porto como o Benfica têm condições para substituir qualquer jogador. Nós também não contamos com o Enzo.»
Histórico de confrontos:
Superioridade absoluta do F.C. Porto em jogos para o campeonato na condição de visitado. 77 partidas, 47 vitórias dos dragões, 18 empates e 12 triunfos do Benfica. Nos últimos 20 anos, as águias apenas venceram por uma vez em casa do Porto. Em 2005/06, orientado por Ronald Koeman, o clube da Luz venceu por 0-2 e Nuno Gomes fez os dois golos.
Equipas prováveis:
F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Freddy Guarín, Fernando e João Moutinho; Hulk, Kléber e Varela.
Outros convocados: Bracali, Maicon, Souza, Belluschi, Defour, Cristián Rodríguez e Walter.
BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Javi Garcia e Witsel; Rúben Amorim, Aimar e Gaitán; Cardozo.
Outros convocados: Eduardo, Jardel, Matic, Bruno César, Nolito, Rodrigo, Rodrigo Mora e Saviola.
fonte: Mais Futebol
Etiquetas: época 2011/12, FC Porto