sábado, 24 de setembro de 2011
Vítor Pereira: "Com Belluschi pretendíamos ter mais bola"

Vítor Pereira assumiu, em conferência de imprensa, a desilusão face ao empate obtido frente ao Benfica. Depois de uma primeira parte de grande nível, o FC Porto permitiu o empate do adversário, que "não traduziu o que se passou em campo". O técnico assumiu ainda críticas ao critério disciplinar de Jorge Sousa.
Desilusão pelo empate
"É uma desilusão, porque o FC Porto está habituado a ganhar e tudo o fez para o conseguir. Entrou para ganhar, fez uma primeira parte em que só houve uma equipa em campo. O Benfica tentou reagir ao nosso jogo, à nossa circulação de bola e pressão. Tentou fechar espaços, circular o jogo, mas o FC Porto esteve sempre por cima, a criar situações, a trocar bem a bola. Não foi possível materializar com uma vantagem maior a exibição da primeira parte. Na segunda parte sofremos o golo 'a frio', reagimos e fizemos o 2-1, e depois, incompreensivelmente, não saímos bem a jogar e a controlar. Entrámos num jogo de transições que se partiu, expusemo-nos a um tipo de jogo de que o adversário gosta, com saídas rápidas, e acabámos por sofrer o golo do empate, que não traduziu o que se passou em campo."
A entrada de Belluschi
"Quando fizemos as substituições, a equipa já não estava a chegar de forma apoiada à frente, estava a perder muitas bolas. O nosso meio campo teve um desgaste tremendo na primeira parte e decidi mexer num período em que a equipa já não estava coesa. Jogando com o Belluschi numa pressão mais alta, pretendíamos ter mais bola, no sentido de passarmos a jogar mais no meio campo do adversário."
Primeira parte de luxo
"Vi uma primeira parte de grande nível, de circulação de bola, de pressão altíssima. Temos é de evoluir para podermos jogar desta forma durante os 90 minutos, porque ainda não o fazemos. É para dar continuidade a comportamentos como os da primeira parte que trabalhámos."
A arbitragem
"Vi o árbitro transformar um vermelho directo em dois amarelos. Houve um amarelo para um jogador que sofreu agressão e é um jogador que devia estar na rua que faz o 1-1. O Jorge Sousa não esteve ao seu melhor nível, porque se o Cardozo tivesse sido expulso o jogo seria outro. Achei que houve dualidade de critérios na amostragem dos amarelos. Muito cedo ficámos condicionados com cartões amarelos do defesa central, do lateral, do pivô. São jogadores importantes que têm de estar bem em momentos de transição ofensiva. De seguida houve faltas do mesmo género, por trás, e a amostragem de amarelos não seguiu o mesmo critério, não foi tão rigorosa."
Campeonato vai no adro
"O FC Porto nunca se contenta com um empate, seja no Dragão ou na Luz, e com certeza vai à Luz para ganhar. Sinto que perdemos claramente dois pontos e não estou satisfeito. Há muito campeonato para jogar, ele não se define só nestes jogos. Qualquer equipa tem condições para retirar pontos às equipas grandes."
Aspectos positivos
"A reacção aos golos do adversário foi muito positiva, o que me deixa triste foi perder os dois pontos, mas fizemos tudo para ganhar. Assumimos comportamentos de equipa grande, não fomos uma equipa defensiva e de contra-ataques esporádicos. Foi pena não prolongarmos a primeira parte. A forma como sofremos o golo não nos permitiu uma capacidade resposta ao nível do que fizemos np primeiro tempo."
fonte: FC Porto
Etiquetas: Belluschi, época 2011/12, FC Porto, Fucile, Vitor Pereira