sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Olhanense - FC Porto (antevisão)
O MOMENTO:
Olhanense: Os algarvios vêm de uma derrota tangencial na Luz obtida através de uma exibição a dois tempos: depois de uma entrada em falso a imagem foi rectificada na etapa complementar. Esta impressão aplica-se ao percurso nos jogos em casa, onde «patinou» nos dois primeiros jogos e equilibrou-se nos dois últimos. Para prolongarem a agonia de terça-feira dos campeões nacionais ¿ o que seria bom prenúncio para as suas cores - o Olhanense terá de mostrar a sua melhor (última) face.
F C Porto: Em ressaca europeia, os campeões nacionais são obrigados a rectificar no quadro interno a cambaleante exibição (e resultado) de Nicósia. A purificação do corpo e da alma tem sido conseguida nesse espaço personificada com o primeiro lugar da tabela classificativa. Nesse processo de reabilitação, a dúvida (que os últimos resultados no campeonato podem desmentir mas as exibições legitimar) será sempre equacionada, até devido a possíveis sequelas que a derrota com o Apoel poderá ter deixado.
AUSÊNCIAS:
Olhanense: Jander (rotura muscular na face posterior da coxa esquerda), Luís Filipe (mialgia de esforço e lombalgia), João Gonçalves (estiramento no adutor direito) e Djalmir (entorse no joelho esquerdo)
F C Porto: Fucile (tendinite no calcanhar de Aquiles direito) e Sapunaru (lombalgia), Djalma (gastroenterite), Juan Iturbe (a recuperar da fractura de um braço) e Emídio Rafael (continua o plano de reabilitação). Souza e Cristián Rodriguez excluídos por opção técnica.
DISCURSO DIRECTO:
O treinador do Olhanense, Daúto Faquirá: «Colocamos sempre intensidade nos jogos e vamos mais uma vez colocá-la. E quero a minha equipa sempre ambiciosa, agressiva e que jogue em antecipação. Estes três A¿s, são pressupostos variáveis fundamentais para conseguimos estar mais perto de ter êxito. Às vezes isso não chega mas é um bom ponto de partida para ganhar, ou pelo menos fazer pontos, mas vamos sempre para o ringue a pensar que vamos derrubar o adversário. Por ko, tudo bem, por ko técnico ou pontos, também. O que interessa é conquistarmos pontos.»
O treinador do FC Porto, Vítor Pereira: «Vamos a Olhão como líderes do campeonato, apesar de todo o folclore. O objectivo é claro: trazer de lá os três pontos. Queremos ser Porto no carácter, na entrega e na qualidade. No Chipre fomos Porto na união, não fomos na qualidade. Temos de ir buscar o nosso jogo, a pressão, a constância na exibição. É para isso que trabalhamos. Mais cedo ou mais tarde, o mais depressa possível, essa regularidade chegará.»
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
6-1, ganhou o Olhanense. Na actualidade, ninguém acreditava. Mas na realidade é este o resultado mais desnivelado no confronto entre as duas equipas em jogos para o campeonato realizados no Algarve. Remonta à época de 1949/50. O melhor que o F C Porto conseguiu foi 4-0,na campanha seguinte. Mas é só nesse item que o Olhanense está por cima, porque no total dos 17 jogos os dragões obtiveram 8 vitórias, contra cinco dos algarvios, sobrando 4 empates. Na história recente, desde o retorno do Olhanense ao principal campeonato (últimas duas épocas), o F C Porto regista duas vitórias por 3-0. O último triunfo (2-1) da equipa algarvia aconteceu em 1973/74.
EQUIPAS PROVÁVEIS:
Olhanense: Fabiano Freitas; Figueroa, André Pinto, Mexer e Ismaily; Fernando Alexandre e Cauê; Nuno Piloto, Mateus e Wilson Eduardo; Dady
A lista de convocados só será divulgada no dia do jogo.
F C Porto: Helton; Otamendi, Rolando, Mangala e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Hulk, Kléber e James Rodríguez
Outros convocados: Bracali, Alex Sandro, Maicon, Guarín, Steven Defour, Varela e Walter
Etiquetas: Champions League, Cristian Rodriguez, Djalma, Emídio Rafael, época 2011/12, FC Porto, Fucile, Iturbe, Sapunaru