sábado, 17 de dezembro de 2011
FC Porto - Marítimo (antevisão)
O Momento:
F.C. PORTO: os azuis e brancos atravessam a fase mais estável da época, apesar da dura eliminação da Liga dos Campeões. Depois da goleada sofrida em Coimbra por 3-0, na Taça de Portugal, a equipa de Vitor Pereira reergueu-se e tem demonstrado um futebol agradável e consistente nas últimas partidas. Para fechar o ano em beleza e esquecer o período de contestação no mês de Novembro, nada melhor do que bater o Marítimo, uma das boas equipas da Liga.
MARÍTIMO: a derrota na recepção ao Benfica interrompeu um ciclo brilhante de 14 partidas a vencer ou empatar. Os insulares são a equipa-revelação da Liga, um conjunto harmonioso, repleto de bons atletas. O problema é que, no Dragão, Pedro Martins não pode contar com o trio habitual do meio-campo e ainda com o lateral esquerdo titular. Um verdadeiro buraco aberto. Muitas baixas para a equipa que mais vezes repete o onze-base.
Ausências:
F.C. PORTO: Freddy Guarín, Jorge Fucile, Steven Defour e Emídio Rafael (lesionados); Walter ausente por questões pessoais
MARÍTIMO: Rafael Miranda, Roberto Sousa e Olberdam (castigados); Rúben Ferreira (lesionado)
Discurso Directo:
VITOR PEREIRA: «São três ausências no meio-campo e isso, teoricamente, enfraquece-os, porque o Rafael, o Roberto e o Olberdam têm jogado sempre. De qualquer forma, quem entrar também terá qualidade, certamente. O Marítimo está a fazer um belíssimo campeonato, é uma equipa organizada e vem ao Dragão dar sequência às boas exibições.»
PEDRO MARTINS: «Já é um jogo complicado por natureza. Apesar das nossas baixas não vamos arranjar desculpas, até por que penso que temos condições de fazer um bom jogo e um bom resultado. Somos das equipas que melhor futebol pratica e, apesar das ausências, a minha confiança é a mesma. Acredito naqueles que vão jogar de início.»
Histórico de Confrontos:
Domínio avassalador dos dragões. Em 31 jogos para o campeonato na condição de visitado, 29 vitórias e dois empates diante do Marítimo. Os insulares conseguiram um nulo na época 2008/09 e uma igualdade a uma bola na temporada 1980/81. De resto, derrotas atrás derrotas nas Antas e no Dragão. Nas últimas duas épocas, o mesmo resultado: 4-1.
Equipas prováveis:
F.C. PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Djalma, Hulk e James Rodríguez
Outros convocados: Bracalli, Mangala, Alex Sandro, Souza, Cristian Rodríguez, Iturbe e Kléber
MARÍTIMO: Peçanha; Briguel, João Guilherme, Roberge e Luís Olim; Danilo Dias, João Luiz e Benachour; Sami, Baba e Heldon
Outros convocados: Romain Salin, Igor Rossi, João Diogo, Tchô, Hassan, Fábio Felício e Fidélis
Etiquetas: época 2011/12, FC Porto, Vitor Pereira