terça-feira, 20 de setembro de 2011
FC Porto - Benfica: números favoráveis aos dragões
Há 573 dias que os Dragões não sabem o que é perder
O FC Porto apresenta-se sexta-feira no Estádio do Dragão, perante o Benfica, com uma notável série de 44 jogos consecutivos sem perder da Liga de futebol, registo que inclui 39 vitórias e apenas cinco empates.
Foi já no “longínquo” dia 28 de fevereiro de 2010, faz no dia de jogo 573 dias, que os “dragões” somaram o último desaire, ao perderem por 3-0 em Alvalade, com o Sporting, em encontro da 21.ª jornada do “nacional” 2009/2010.
Yannick Djaló, que rumou ao Nice, o russo Marat Izmailov, entre lesões, e Miguel Veloso, agora no Génova, escreveram, com golos aos seis, 45 e 47 minutos, respetivamente, o desaire do “onze” comandado por Jesualdo Ferreira.
Helton, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Guarin, Belluschi, Cristian Rodriguez e Varela são os jogadores que estiveram nesse encontro e podem voltar a jogar sexta-feira face aos “encarnados”, na quinta ronda de 2011/2012.
Depois desse encontro, o FC Porto empatou 2-2 na receção ao Olhanense e venceu, em seguida, os derradeiros oito encontros do campeonato, incluindo um 3-1 caseiro ao Benfica, que impediu os “encarnados” de selar o título no Dragão.
Trajeto memorável com Villas-Boas
Os “dragões” fecharam a época 2009/2010 em “grande” e, já com André Villas-Boas no lugar de Jesualdo Ferreira, cumpriram um memorável trajeto no “nacional” 2010/2011, que concluíram sem um único desaire.
Um empate em Guimarães (1-1), um segundo em Alvalade (1-1) e um terceiro na receção ao Paços de Ferreira (3-3) juntaram-se a 27 vitórias e permitiram ao FC Porto igualar o feito do Benfica, de Jimmy Hagan, que se sagrara campeão invicto em 1972/73, então com 28 triunfos e apenas dois empates.
Entre os triunfos, destaque para os dois conseguidos face ao então campeão Benfica: 5-0 no Dragão, a maior vitória de sempre sobre o rival no campeonato, e 2-1 na Luz, que permitiu selar o título em plena casa dos “encarnados”.
Depois de uma época de fábula, também com as conquistas da Liga Europa, Taça de Portugal e Supertaça, André Villas-Boas rumou ao Chelsea e o seu adjunto Vítor Pereira foi o escolhido para sucessor e tem mantido o registo intocável.
Os portistas arrancaram o campeonato com quatro triunfos (1-0 em Guimarães, 3-1 ao Gil Vicente, 5-2 no reduto da União de Leiria e 3-0 ao Vitória de Setúbal) e, ao quinto jogo, não ganharam, mas também não perderam (0-0 com o Feirense).
Em Aveiro, casa emprestada do clube de Santa Maria da Feira, o FC Porto somou, assim, o seu 44.º encontro consecutivo de invencibilidade na Liga de futebol, marca com que entrará em campo para medir forças com o Benfica.
fonte: Relvado
Etiquetas: Alvaro Pereira, Belluschi, Cristian Rodriguez, época 2009/10, época 2011/12, FC Porto, Fucile, Guarin, Helton, Rolando, Varela, Vitor Pereira